TEORIA DA UNIÃO PARA ORGANIZAÇÃO DE CONSUMO
Talvez um dos maiores paradigmas da sociedade humana, desde sua fundação até os dias atuais, sejam as operações de mercado envolvendo as relações entre empresas e consumidores. Desde os primórdios de nossa civilização as relações comerciais nunca se alteraram. Sempre tivemos o mesmo modelo prático de mercado onde empresas, ou empresários de um modo geral, se estabelecem no centro de comando desta relação, oferecendo produtos, serviços e mercadorias diversas aos consumidores. Colocam preços em seus produtos, lutam contra a concorrência entre si e algumas vezes monopolizam ou então oligopolizam o mercado, formando os chamados cartéis que corrompem a economia popular e vitimam muitos consumidores dentro de nossa sociedade. Para ampliar sua clientela, investem em meios publicitários para divulgarem seus produtos, valorizando sempre as vantagens de suas ofertas. Muitas vezes, ou talvez quase sempre, extrapolam estas vantagens anunciadas de forma leviana e não verídica, mas tudo assim feito em nome do livre marketing de negócios. Gigantes tomam o espaço de anões que, em muitos casos, mesmo tendo boa qualidade a oferecer, sucumbem. A grande maioria dos novos empreendedores fracassa antes mesmo de completar dois anos de nova atividade comercial. Neste panorama, mas na periferia desta relação, encontramos os consumidores. Estes acreditam ter força de mercado. Sim, há esta força, porém apenas potencial, pois nunca foi de fato organizada para se transformar em real força de comando de mercado. E assim sendo, nós, os consumidores, pagamos por toda esta estrutura atual e arcaica de mercado. Pagamos por aquilo que não é de nosso interesse e ainda tantas vezes nos sentimos lesados por esta ou por aquela empresa. Nestes casos, cabe-nos recorrer à morosa justiça para encontrarmos alguma possibilidade de ver nosso direito e interesse satisfeitos. Gostaria de saber qual é a força que temos hoje com este modelo de mercado! Falo do comando real de mercado por parte dos consumidores. Não apenas da reunião de grupos de interesse em defesa destes, tais como muitas associações hoje existentes, mas sim do real comando de mercado! Onde poderemos determinar por quem e de qual forma seremos atendidos. Onde buscaremos a real satisfação e economia para nossas despesas e ainda onde poderemos nos fundir com o setor empresarial e participar da elevação de seus lucros. Pasme! Fantástica esta última idéia, não é mesmo? Agora neste novo panorama, os consumidores passarão a trabalhar em comunhão e em prol do desenvolvimento das empresas mais qualificadas ao atendimento de suas necessidades, sendo-lhes retribuída uma participação nos lucros alcançados por este novo sistema. Estabeleceremos, então, um padrão de mercado mais forte e moderno, totalmente a serviço do consumidor, possibilitando gerar mais resultados econômicos às empresas que neste perfil se enquadrarem e ainda trazer uma nova fonte de rendas para toda a população disposta a participar desta poderosa nova força de união. Este é o objetivo da Sociedade União Fênix!
Gilson Del Lama
Fundador e Idealizador
Projeto União Fênix
e-mail: s.u.f@uol.com.br